Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Secretaria de Educação realiza capacitação sobre o Autismo

Professores das Creches e Escolas Públicas participaram do evento que conta com o apoio do Judiciário e MPE.

Secretaria de Educação realiza capacitação sobre o Autismo
Foto: Profissionais Palestrantes

A Secretaria de Educação realizou neste sábado (06) capacitação voltada aos profissionais que atuam nas Creches Tia Celcita Pinheiro, Criança Feliz e Mundo Encantado da Criança.

O evento fez parte das comemorações do ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ – comemorado em 02 de abril, organizado pelo Serviço de Psicologia Escolar.

Uma equipe multiprofissional composta por: Neurologista, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo palestrou sobre o tema ‘Autismo’ e demais transtornos que dificultam o desenvolvimento da comunicação, comportamento e a motricidade das crianças.

O objetivo é preparar os educadores para detecção precoce e o estabelecimento de metodologias de ensino-aprendizagem diferenciadas, levando-se em consideração prioritária o conhecimento prévio das dificuldades e potencialidades do aluno.

Os palestrantes destacaram a importância dos profissionais da educação e dos pais no estímulo dos autistas a participarem de atividades em grupo para fortalecer os vínculos de amizade e família, promover a interação e inclusão, elevar a sua autoestima, estimular o desenvolvimento de competências e habilidades, e propor auxilio direto e eficaz no processo de adaptação do aluno em sala de aula e no próprio lar.

Outro fator positivo sugerido, é adaptar o ambiente escolar, favorecendo assim as crianças autistas no aprimoramento dos sentidos auditivos, táteis, olfativos e visuais.

“Aqui estabelecemos algumas orientações sobre a identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e recomendamos aos professores que conheçam todos os alunos de forma individual e se perceba como cada um aprende. Precisamos ficar atentos aos sinais, como quando a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental, nestes casos precisamos integra-la aos tratamentos disponíveis”, disse a Neurologista e Palestrante Dra. Rossana Antunes Kotecki.

No uso da palavra a Juíza da Comarca, Dra. Suelen Barizon e a Promotora de Justiça Dra. Rebeca Rego, lembraram que a inclusão dessas crianças requer uma mudança no modo como a escola pensa e faz a educação inclusiva, e todas as ações, programas e projetos serão fundamentais e benvindos para garantir a eficácia do tratamento visando a reabilitação e garantia de uma vida familiar e social.

“Fico feliz por esta mobilização da comunidade escolar no sentido de melhorar a identificação e o tratamento precoce de forma a minimizar o impacto e reduzir as sequelas do diagnóstico tardio e de tratamentos ineficazes. Acredito que capacitações como esta serão fundamentais para garantir a participação efetiva, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, para o pleno desenvolvimento educacional, familiar e social dessas crianças”, comentou a Juíza Dra. Suelen Barizon.

Durante o 2º Encontro de Mobilização sobre o Autismo foram apresentados um grande acervo literário sobre o tema e também cartazes e painéis ilustrativos confeccionados pelos professores, alunos e os pais dos 24 alunos autistas inseridos na rede municipal de ensino de Matupá.

A organização do evento educacional fez o sorteio de prêmios a todos os participantes.

Prestigiaram o encontro a Juíza Dra. Suelen Barizon, Promotora de Justiça Dra. Rebeca Rego, Presidente da Câmara Wânia Oliveira e a Secretária de Educação Cleusa Mosquer Dutel.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Saúde Guarantaense adquire Van 0 km

O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal.

Saúde Guarantaense adquire Van 0 km
Foto: Van 0 km adquirida pela saúde

A Prefeitura de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aquisição de uma nova Van Sprinter Mercedes-Benz com capacidade para 16 passageiros, destinada ao transporte de pacientes que necessitam realizar consultas, exames e procedimentos especializados nos polos regionais de saúde do Estado de Mato Grosso.

O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal. O veículo conta com moderno dispositivo de acessibilidade, incluindo cadeira especial com poltrona móvel, garantindo mais conforto, segurança e inclusão para pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiane Aranda, a aquisição reforça o compromisso da gestão do Prefeito Marcio Gonçalves com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

“Esta van foi adquirida para proporcionar mais conforto, segurança e dignidade aos nossos pacientes durante os deslocamentos para atendimento especializado. Além disso, também será utilizada pelas equipes multidisciplinares nas ações itinerantes desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, ampliando o alcance dos serviços e fortalecendo o atendimento nas comunidades do município”, destacou a secretária.

A nova logística de transporte contribuirá diretamente para a otimização da saúde pública, garantindo maior agilidade no deslocamento de pacientes e profissionais, reduzindo custos operacionais e ampliando a capacidade de atendimento das equipes de saúde.

Para o Prefeito Marcio Gonçalves a iniciativa fortalece a rede municipal e assegura que os serviços especializados cheguem com mais eficiência à população, promovendo qualidade, acessibilidade e cuidado humanizado.

Ver Mais

Política

Autismo: Câmara homenageia empresas compromissadas com a causa em Matupá

Entrega de Moções de Aplausos às empresas Casa Aurora e Machadão Atacadista

Autismo: Câmara homenageia empresas compromissadas com a causa em Matupá
Foto: Molão de Aplaudos ao Machadão Atacadista

A Câmara Municipal de Matupá realizou nesta semana, durante sessão ordinária, a entrega de Moções de Aplausos às empresas Casa Aurora e Machadão Atacadista, em reconhecimento ao compromisso e engajamento com a inclusão social e a valorização das pessoas com deficiência física e dos autistas no mercado de trabalho.

A homenagem foi conduzida pela presidente do Poder Legislativo, Dra. Andréa Varea, que fez a entrega das honrarias aos representantes das empresas, Ronaldo Polizelli, da Casa Aurora, e Talles Rodrigo, do Machadão Atacadista.

As duas conceituadas empresas do ramo supermercadista vêm se destacando por garantir percentuais de vagas exclusivas para pessoas com deficiência física e autistas, promovendo oportunidades de emprego, autonomia financeira e inclusão efetiva no ambiente profissional.

A iniciativa possui grande relevância social, pois contribui significativamente para o desenvolvimento físico, psicológico e emocional desses trabalhadores, fortalecendo a autoestima, a independência e o sentimento de pertencimento à sociedade. Além disso, demonstra o cumprimento da legislação vigente e o compromisso empresarial com a cidadania, a igualdade de oportunidades e a justiça social.

Durante a homenagem, a presidente Dra. Andréa Varea agradeceu aos representantes das empresas pelo exemplo de responsabilidade social e solidariedade, ressaltando que ações como essas fortalecem uma sociedade mais humana, inclusiva e acessível.

Dra. Andréa também felicitou todos os trabalhadores autistas e pessoas com deficiência que diariamente cumprem metas, superam desafios e demonstram sua capacidade no mercado de trabalho Matupaense.

Segundo ela, o exemplo dessas empresas deve servir de inspiração para outros comércios e segmentos empresariais do município, ampliando cada vez mais as oportunidades de inclusão e valorização das pessoas especiais.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo

O evento contou com a participação do presidente da Coogavepe, da Fecomin e membro da Comissão de Mineração da OCB-MT, Gilson Gomes Camboim

Cooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo
Foto: Intercooperação Coogavepe Cooperrio

A Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio) realizou uma importante reunião de trabalho voltada aos membros da diretoria, assessoria jurídica e equipe administrativa, com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico e aprimorar as ações desenvolvidas no setor mineral. O encontro aconteceu no auditório do Green Palace Hotel, em Matupá.

O evento contou com a participação do presidente da Coogavepe, da Fecomin e membro da Comissão de Mineração da OCB-MT, Gilson Gomes Camboim, que ministrou uma palestra abordando temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da atividade mineral.

Entre os assuntos discutidos estiveram o Cooperativismo Mineral, Legislação Ambiental, Produção e Comercialização Mineral, Recuperação de Áreas Degradadas, Mercúrio Zero, Organização da Cadeia Produtiva Mineral, Parcerias Estratégicas Institucionais, além do desenvolvimento de projetos sociais e de educação ambiental.

Gilson Camboim destacou a relevância do modelo cooperativista para a organização do setor. “O cooperativismo mineral promove transparência, segurança jurídica, fortalecimento econômico e maior credibilidade para a atividade garimpeira. Quando os trabalhadores atuam de forma organizada e comprometida com as normas ambientais, demonstram à sociedade que é possível produzir riqueza com responsabilidade e sustentabilidade”, afirmou.

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, ressaltou que a cooperativa possui atuação consolidada nos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo e Nova Guarita, contando atualmente com mais de 70 cooperados ativos e mais de 50 títulos minerários vigentes. Segundo ele, o crescimento da cooperativa está diretamente ligado ao compromisso com a legalidade, a preservação ambiental e a valorização dos trabalhadores do setor.

Ver Mais

Mais Vistas