Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Secretaria de Educação realiza capacitação sobre o Autismo

Professores das Creches e Escolas Públicas participaram do evento que conta com o apoio do Judiciário e MPE.

Secretaria de Educação realiza capacitação sobre o Autismo
Foto: Profissionais Palestrantes

A Secretaria de Educação realizou neste sábado (06) capacitação voltada aos profissionais que atuam nas Creches Tia Celcita Pinheiro, Criança Feliz e Mundo Encantado da Criança.

O evento fez parte das comemorações do ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ – comemorado em 02 de abril, organizado pelo Serviço de Psicologia Escolar.

Uma equipe multiprofissional composta por: Neurologista, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo palestrou sobre o tema ‘Autismo’ e demais transtornos que dificultam o desenvolvimento da comunicação, comportamento e a motricidade das crianças.

O objetivo é preparar os educadores para detecção precoce e o estabelecimento de metodologias de ensino-aprendizagem diferenciadas, levando-se em consideração prioritária o conhecimento prévio das dificuldades e potencialidades do aluno.

Os palestrantes destacaram a importância dos profissionais da educação e dos pais no estímulo dos autistas a participarem de atividades em grupo para fortalecer os vínculos de amizade e família, promover a interação e inclusão, elevar a sua autoestima, estimular o desenvolvimento de competências e habilidades, e propor auxilio direto e eficaz no processo de adaptação do aluno em sala de aula e no próprio lar.

Outro fator positivo sugerido, é adaptar o ambiente escolar, favorecendo assim as crianças autistas no aprimoramento dos sentidos auditivos, táteis, olfativos e visuais.

“Aqui estabelecemos algumas orientações sobre a identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e recomendamos aos professores que conheçam todos os alunos de forma individual e se perceba como cada um aprende. Precisamos ficar atentos aos sinais, como quando a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental, nestes casos precisamos integra-la aos tratamentos disponíveis”, disse a Neurologista e Palestrante Dra. Rossana Antunes Kotecki.

No uso da palavra a Juíza da Comarca, Dra. Suelen Barizon e a Promotora de Justiça Dra. Rebeca Rego, lembraram que a inclusão dessas crianças requer uma mudança no modo como a escola pensa e faz a educação inclusiva, e todas as ações, programas e projetos serão fundamentais e benvindos para garantir a eficácia do tratamento visando a reabilitação e garantia de uma vida familiar e social.

“Fico feliz por esta mobilização da comunidade escolar no sentido de melhorar a identificação e o tratamento precoce de forma a minimizar o impacto e reduzir as sequelas do diagnóstico tardio e de tratamentos ineficazes. Acredito que capacitações como esta serão fundamentais para garantir a participação efetiva, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, para o pleno desenvolvimento educacional, familiar e social dessas crianças”, comentou a Juíza Dra. Suelen Barizon.

Durante o 2º Encontro de Mobilização sobre o Autismo foram apresentados um grande acervo literário sobre o tema e também cartazes e painéis ilustrativos confeccionados pelos professores, alunos e os pais dos 24 alunos autistas inseridos na rede municipal de ensino de Matupá.

A organização do evento educacional fez o sorteio de prêmios a todos os participantes.

Prestigiaram o encontro a Juíza Dra. Suelen Barizon, Promotora de Justiça Dra. Rebeca Rego, Presidente da Câmara Wânia Oliveira e a Secretária de Educação Cleusa Mosquer Dutel.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Frota da Educação é reforçada em Peixoto de Azevedo

O prefeito Paulistinha e a Câmara de Vereadores entregaram duas caminhonetes 0 km uma Hilux e uma S-10 para a Secretaria Municipal de Educação.

Frota da Educação é reforçada em Peixoto de Azevedo
Foto: Entrega de Caminhonetes da Educação

O prefeito Paulistinha e a Câmara de Vereadores entregaram duas caminhonetes 0 km, uma Hilux e uma S-10, para a Secretaria Municipal de Educação. As novas viaturas vão otimizar o transporte da equipe técnica, apoiar o transporte escolar, viagens de interesse público e outras demandas.

“Essas caminhonetes vão melhorar nossas condições de trabalho, agilizar atendimentos e modernizar a frota. O impacto será positivo para toda a rede escolar”, afirmou o secretário de Educação, João Paulo.

O Prefeito Paulistinha disse a reportagem que a entrega reforça o comprometimento com a qualidade do ensino e o apoio às unidades escolares. Ele anunciou a entrega nos próximos dias de pelo menos 15 novos ônibus escolares 0km - a maior já realizada na história do município de Peixoto de Azevedo, cujo compromisso de campanha era constituir a frota própria.

Ver Mais

Social

Inclusão Digital no CCI Peixotense

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Inclusão Digital no CCI Peixotense
Foto: Curso no CCI

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senar-MT, realizou o curso de Iniciação à Informática e Inclusão Digital voltado aos integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) de Peixoto de Azevedo.

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam noções básicas de informática, possibilitando o uso do computador e da internet em atividades de pesquisa, interatividade social, desenvolvimento profissional, acesso à cultura, ocupação do tempo e outras práticas do cotidiano. O curso foi realizado no próprio CCI, contando com instrutor gabaritado e metodologia adequada à melhor compreensão dos alunos.

“Os idosos receberam uniformes e materiais didáticos para acompanhamento das aulas e terão acesso ao certificado de conclusão, reforçando o compromisso da Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e do Senar-MT com a inclusão digital, a valorização da pessoa idosa e a promoção da cidadania”, destacou a Primeira Dama, Cristiane Lima.

Ver Mais

Educação

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses

Anuncio foi feito pelo Prefeito Bruno Mena na abertura da Semana Pedagógica

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses
Foto: Anuncio do reajuste

Durante a abertura da Semana Pedagógica Matupaense, o Prefeito Bruno Mena anunciou um reajuste salarial de 15,4% para todos os servidores da educação municipal, contemplando professores, técnicos, motoristas, merendeiras, vigias e demais profissionais da rede.

O percentual é resultado de um forte engajamento intersetorial envolvendo as secretarias e setores de Finanças, Contabilidade, Jurídico, Administrativo e Educação, que trabalharam de forma integrada para garantir responsabilidade fiscal e valorização profissional. O reajuste é composto por 3,9% de recomposição das perdas inflacionárias de 2025, 5,4% referentes ao reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e 6,1% de ganho real, representando um avanço concreto na valorização dos profissionais da educação básica matupaense.

Em sua fala, o Prefeito Bruno Mena destacou que o investimento vai além do salário:

“Valorizar nossos profissionais é reconhecer o empenho, o compromisso e a dedicação de cada servidor que constrói diariamente a educação de Matupá. Estamos investindo em incentivos, reconhecimento e motivação, porque acreditamos que políticas públicas sólidas só se constroem quando a educação é tratada como prioridade absoluta. Nosso compromisso é com uma educação forte, humana e de qualidade para todos”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores, o fortalecimento da educação pública e a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, qualidade de ensino e justiça social no município.

O Projeto de Lei Nº 269, de 20 de Janeiro de 2026 já foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores e deverá ser aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Ver Mais

Mais Vistas