Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Secretaria de Educação realiza capacitação sobre o Autismo

Professores das Creches e Escolas Públicas participaram do evento que conta com o apoio do Judiciário e MPE.

Secretaria de Educação realiza capacitação sobre o Autismo
Foto: Profissionais Palestrantes

A Secretaria de Educação realizou neste sábado (06) capacitação voltada aos profissionais que atuam nas Creches Tia Celcita Pinheiro, Criança Feliz e Mundo Encantado da Criança.

O evento fez parte das comemorações do ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ – comemorado em 02 de abril, organizado pelo Serviço de Psicologia Escolar.

Uma equipe multiprofissional composta por: Neurologista, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo palestrou sobre o tema ‘Autismo’ e demais transtornos que dificultam o desenvolvimento da comunicação, comportamento e a motricidade das crianças.

O objetivo é preparar os educadores para detecção precoce e o estabelecimento de metodologias de ensino-aprendizagem diferenciadas, levando-se em consideração prioritária o conhecimento prévio das dificuldades e potencialidades do aluno.

Os palestrantes destacaram a importância dos profissionais da educação e dos pais no estímulo dos autistas a participarem de atividades em grupo para fortalecer os vínculos de amizade e família, promover a interação e inclusão, elevar a sua autoestima, estimular o desenvolvimento de competências e habilidades, e propor auxilio direto e eficaz no processo de adaptação do aluno em sala de aula e no próprio lar.

Outro fator positivo sugerido, é adaptar o ambiente escolar, favorecendo assim as crianças autistas no aprimoramento dos sentidos auditivos, táteis, olfativos e visuais.

“Aqui estabelecemos algumas orientações sobre a identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e recomendamos aos professores que conheçam todos os alunos de forma individual e se perceba como cada um aprende. Precisamos ficar atentos aos sinais, como quando a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental, nestes casos precisamos integra-la aos tratamentos disponíveis”, disse a Neurologista e Palestrante Dra. Rossana Antunes Kotecki.

No uso da palavra a Juíza da Comarca, Dra. Suelen Barizon e a Promotora de Justiça Dra. Rebeca Rego, lembraram que a inclusão dessas crianças requer uma mudança no modo como a escola pensa e faz a educação inclusiva, e todas as ações, programas e projetos serão fundamentais e benvindos para garantir a eficácia do tratamento visando a reabilitação e garantia de uma vida familiar e social.

“Fico feliz por esta mobilização da comunidade escolar no sentido de melhorar a identificação e o tratamento precoce de forma a minimizar o impacto e reduzir as sequelas do diagnóstico tardio e de tratamentos ineficazes. Acredito que capacitações como esta serão fundamentais para garantir a participação efetiva, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, para o pleno desenvolvimento educacional, familiar e social dessas crianças”, comentou a Juíza Dra. Suelen Barizon.

Durante o 2º Encontro de Mobilização sobre o Autismo foram apresentados um grande acervo literário sobre o tema e também cartazes e painéis ilustrativos confeccionados pelos professores, alunos e os pais dos 24 alunos autistas inseridos na rede municipal de ensino de Matupá.

A organização do evento educacional fez o sorteio de prêmios a todos os participantes.

Prestigiaram o encontro a Juíza Dra. Suelen Barizon, Promotora de Justiça Dra. Rebeca Rego, Presidente da Câmara Wânia Oliveira e a Secretária de Educação Cleusa Mosquer Dutel.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Evando comemora Lei que permite repasse financeiro para APAE

R$ 236 mil para a cobertura integral do picadeiro do Projeto de Ecoterapia da APAE Peixotense.

Vereador Evando comemora Lei que permite repasse financeiro para APAE
Foto: Pais e alunus participam de sessão

O diretor da APAE e vereador Evandro Kommers comemorou a aprovação do Projeto de Lei do Executivo nº 38/2025, encaminhado pelo Prefeito Paulistinha e que destina R$ 236 mil para a cobertura integral do picadeiro do Projeto de Ecoterapia da APAE Peixotense.

A ecoterapia é fundamental para a reabilitação e saúde dos mais de 80 alunos da instituição, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento físico e emocional.

A atividade promove bem‑estar e auxilia no tratamento dos alunos, refletindo diretamente na melhoria de sua qualidade de vida e nas habilidades sociais e motoras.

Kommers reafirmou que continuará apoiando e aprovando projetos, viabilizando emendas parlamentares e trabalhando para ampliar as políticas públicas voltadas ao público atendido pela APAE, garantindo mais recursos e apoio às iniciativas da instituição.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Secretária anuncia novos horários de atendimento na Prefeitura de Peixoto de Azevedo

Decreto nº 109/2025, que estabelece os horários de atendimento e a funcionalidade das repartições públicas municipais durante o período de Natal e Ano Novo.

Secretária anuncia novos horário de atendimento na Prefeitura de Peixoto de Azevedo
Foto: Solange Barbosa - Secretária de Administração

A Secretária de Administração de Prefeitura de Peixoto de Azevedo, Solange Barbosa, concedeu entrevista coletiva para anunciar o Decreto nº 109/2025, que estabelece os horários de atendimento e a funcionalidade das repartições públicas municipais durante o período de Natal e Ano Novo.

Conforme determinado no decreto, de 02 a 19 de dezembro, o atendimento ao público será realizado em horário especial, das 13h às 17h. Já no período de 22 de dezembro de 2025 a 09 de janeiro de 2026, não haverá atendimento ao público nos órgãos e repartições do município de Peixoto de Azevedo, sendo mantidos apenas os serviços considerados essenciais, por meio de regime de escala de servidores.

Durante esse intervalo, também ficarão suspensos os processos administrativos, com exceção dos processos licitatórios, que seguirão em tramitação pelo departamento responsável. O decreto ainda oficializa o Recesso Funcional da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias, departamentos e órgãos, no período de 12 a 30 de janeiro de 2026.

A retomada normal do atendimento ao público está prevista para 02 de fevereiro de 2026, com expediente das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Ao justificar as medidas, Solange Barbosa destacou que o recesso tem como objetivo a organização administrativa, o equilíbrio econômico-financeiro, a avaliação das ações públicas, além da reestruturação e ajustes nas pastas, respeitando os preceitos legais. Segundo ela, o período também marca o fechamento do primeiro ano da gestão do prefeito Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), reafirmando o compromisso com a transparência, a governabilidade democrática, o cumprimento de metas e o planejamento estratégico para o exercício de 2026.

Ver Mais

Mais Vistas