Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Alunos Peixotenses conhecem Projeto de Piscicultura de Pirarucus

Estudantes da Escola Vinícius de Moraes realizam pesquisa sobre a recuperação de áreas degradadas pelo garimpo através da Piscicultura.

casas
Foto: Divulgação

Os alunos da Escola Estadual Vinícius de Moraes continuam realizando pesquisas e coleta de dados em campo para a 2ª Amostra Histórico Cultural de Peixoto de Azevedo, evento este que será realizado no dia 04 de julho na Praça Central durante o ‘Dia de Cooperar’, oportunidade em que a UNEMAT através do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – em parceria com Diretoria Unidade Escolar apresentará o processo de Extração Mineral Ecologicamente Correta e os Projetos Sustentáveis de Recuperação de Áreas Degradas pelo Garimpo.

Na tarde desta quarta-feira (03) os estudantes visitaram e conheceram o projeto de piscicultura do cooperado e empreendedor, Valdecir Alves da Costa (Gauchinho).

A área que já foi garimpada há mais de 30 anos localiza-se na Linha do Peixe, a 15 km da cidade de Matupá onde está sendo desenvolvido um dos maiores projetos de criação de peixes da espécie Pirarucu do estado de Mato Grosso.

Antigas cavas e crateados de garimpo transformaram-se em 30 tanques e berçários para criação de peixes em uma extensão de 100.000 M² de lâmina de água. Atualmente são mais de 20.000 pirarucus distribuídos em alevinos, cria, recria e engorda. A meta é chegar a 150.000 unidades em 2016.

Os alunos fizeram perguntas e questionamentos que foram respondidos pelo Engenheiro de Pesca, Alex Grazzioli Bonami. O Pirarucu é uma espécie que pode atingir 3 metros de comprimento e 200 kg de peso, tem uma carne saborosa e desprovida de espinhos, ele pode também fornecer subprodutos de valor comercial potencial, como o couro, podendo ser utilizado como matéria prima para vestuário e acessórios como bolsas, cintos, carteiras, etc.

O Piscicultor Valdecir Alves da Costa optou em cumprir a legislação ambiental através da recuperação da área degradada pela atividade garimpeira por meio da piscicultura. Ele acredita que este ato pioneiro representará nos próximos anos uma nova alternativa de geração de empregos e renda, agregado a revitalização dos passivos ambientais.

Uma prova de que o garimpeiro, empreendedor e piscicultor tem visão de futuro com relação ao projeto de criação de pirarucus é a construção e aparelhamento de uma moderna fábrica de ração que já está em funcionamento e futuramente a implantação do laboratório de alevinagem.

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) é parceira no desenvolvimento deste projeto piloto no estado de Mato Grosso e no Brasil.

“Fica aqui nossos agradecimentos ao cooperado Gauchinho por ter oportunizado a esses jovens estudantes o conhecimento deste extraordinário projeto de piscicultura, e principalmente pelo exemplo de recuperar a degradação causada pelo extrativismo mineral de uma forma inteligente e altamente sustentável. É uma evidente demonstração de que podemos aproveitar racionalmente os potenciais e recursos naturais, impactando cada vez menos no meio ambiente, e isso é uma questão de conscientização”, disse Laura Reis Fuão, Engenheira Florestal da Coogavepe.

A Diretoria, Coordenação, Acadêmicos da UNEMAT, Professores e Alunos agradecem a cedência por parte da Secretária de Educação e Cultura, Lúcia Preczeniack, do ônibus do transporte escolar para que houvesse a visitação ao Projeto de Piscicultura.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Terra Nova do Norte

Armazém Sastre de Terra Nova do Norte Anuncia Expansão

Capacidade de recebimento de grãos será aumentada de 1,6 milhão de sacas

Armazém Sastre de Terra Nova do Norte Anuncia Expansão
Foto: Foto: WV Produções

No sábado, 4 de maio, Terra Nova do Norte foi palco de um evento memorável para a comunidade agrícola local. O Armazém Sastre, sob a liderança do dedicado Murilo Sastre, reuniu produtores rurais, autoridades, funcionários e parceiros comerciais em uma celebração marcante. O motivo da festa foi o encerramento da safra de Soja 2023/2024, um período desafiador para os produtores.

O evento, que contou com um almoço especial, foi uma justa homenagem aos incansáveis esforços dos produtores, que, mesmo diante das adversidades da produção agrícola e das incertezas do mercado, conseguiram produzir grãos de excelente qualidade.

O Armazém Sastre, diante do impressionante volume de grãos movimentados durante a última safra, superando em mais de 2 vezes a capacidade inicial do armazém, Murilo Sastre, diretor geral do Armazém Sastre, anunciou uma expansão crucial. Com a construção de um armazém anexo, a capacidade de recebimento de grãos será aumentada em mais de 1 milhão de sacas, a capacidade que hoje é de 500 mil sacas será elevada para o total de 1.600.000 sacas. Um crescimento de mais de 200%.

Murilo enfatizou a importância do armazém, destacando que isso agiliza significativamente todo o processo. Segundo ele, com a proximidade estratégica do armazém e a capacidade operacional adequada, os produtores passam menos tempo aguardando o descarregamento dos caminhões. Isso permite que possam colher com tranquilidade, sabendo que garantimos eficiência, agilidade e capacidade para o recebimento, secagem e carregamento dos grãos.

Miguel Sastre, líder do Grupo Sastre, enfatizou sua sólida compreensão das adversidades enfrentadas pelos agricultores. Ele salientou que o grupo inclui a Agropecuária Sastre, fazenda situada em Terra Nova do Norte, onde também se cultiva grãos. Miguel ressaltou a importância de compartilhar dessa experiência e compreender as demandas dos produtores, garantindo que o Armazém Sastre permaneça sempre ao lado do agricultor

Valmor Marchioro, proprietário da Fazenda Pai e Filho, expressou sua satisfação com a notícia da expansão. Ele destacou a importância de um armazém com capacidade tão significativa de armazenagem próximo às lavouras, agilizando o processo de colheita. Além disso, elogiou o Armazém Sastre como uma empresa séria e confiável, fundamental para o sucesso dos produtores rurais da região.

A expansão do Armazém Sastre não apenas representa um marco na trajetória da empresa, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e agrícola da região do Nortão Matogrossense. Este passo audacioso reforça ainda mais a posição da empresa como um parceiro indispensável para os produtores de grãos locais, promovendo um futuro próspero para a comunidade agrícola do Nortão.

Ver Mais

Mais Vistas