Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Coogavepe busca certificação da Casa da Moeda para produção de ouro

Superintendência de Meio Ambiente e Qualidade da Casa da Moeda esteve em Peixoto de Azevedo.

Desaparecido
Foto: Divulgação

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, recebeu na última sexta-feira (02) uma equipe técnica da Casa da Moeda do Brasil vinda do Rio de Janeiro-RJ, instituição ligada ao Ministério da Fazenda e que fora criada no dia 08 de março de 1694, com o objetivo de fundir e cunhar o ouro extraído do Brasil durante o período colonial. São mais de três séculos de existência.

Inicialmente a Diretoria da Coogavepe apresentou ao Superintendente do Departamento de Meio Ambiente e Qualidade da Casa da Moeda do Brasil, Marcos Pereira e aos Técnicos de Segurança no Trabalho, Alexandre Peçanha e ao Analista de Gestão Ambiental, Tiago Pereira, um relatório áudio visual substanciado sobre a história de fundação, organização e funcionalidade da Cooperativa de Garimpeiros, e elencou os avanços alcançados ao longo dos oito anos de atuação no processo de legalização e tecnificação da atividade garimpeira, agregado a sustentabilidade ambiental e a propósitos sociais em benefício de seus mais de 4.436 cooperados e a toda população do Vale do Rio Peixoto.

Em seguida, os representantes da Casa da Moeda e membros da Coogavepe visitaram alguns Garimpos Legalizados e que funcionam obedecendo a uma série de exigências e normativas dos órgãos ambientais e fiscalizadores, cujo assessoramento técnico é desenvolvido pela instituição de classe até o estágio de recuperação da área degrada ou do passivo ambiental.

Eles acompanharam o sistema de extração em aluviões desde abertura de pistas, bombeamento do material por sistema hidráulico até as caixas, a chamada despesca de ouro e por fim o resumo e a queima do mineral na Central de Amalgamação. Até mesmo alojamentos, almoxarifado, refeitório, entre outras dependências do garimpo foram visitadas.  

A região de abrangência da Coogavepe poderá obter brevemente a certificação ao assegurar uma metodologia de extração cada vez mais eficaz no que diz respeito ao meio ambiente e a segurança e saúde dos trabalhadores garimpeiros. O selo garante que a extração de ouro é livre de produtos químicos que contaminam a terra e prejudicam a saúde dos mineiros, incluindo substâncias tóxicas tradicionalmente utilizadas no processo, como mercúrio e cianureto.

Os Técnicos das Áreas de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente da Casa da Moeda do Brasil darão todo suporte de consultoria para que a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto se enquadre nas exigências do mercado mineral e obtenha o selo de ‘Ouro Justo’ ou a Certificação Internacional de Extração Ecológica. Fator que certificará a origem ou precedência aurífera junto a CMB e viabilizará a exportação do minério para outros países do mundo.

A Cooperativa conta atualmente com cerca de 80 áreas legalizadas com Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, e outras 120 estão em fase de requerimento junto ao DNPM.

Nos garimpos, o trabalho é desenvolvido por cooperados em regime de percentagem da produção bruta. A cooperativa mantem em seu quadro de geólogos, engenheiros florestais, biólogos e gestores ambientais que através destes estão sendo incorporadas estratégias ambientalmente adequadas no desenvolvimento socioeconômico da atividade mineral.

“A Coogavepe esta sendo referencia no estado de Mato Grosso e no país, diante da implementação de mecanismos e ferramentas extremamente eficazes no processo de mineração, mostrando-se focada na sustentabilidade ambiental. Estamos orientando a cooperativa para que desenvolva ações ligadas a legislação trabalhista e no aprimoramento tributário. Conhecemos os projetos de cunho educativo e social desenvolvidos junto as comunidades onde as cooperativas está localizada e na região onde o ouro é extraído. Não temos dúvidas de que a certificação é possível”, disse Marcos Pereira – Superintendente de Meio Ambiente e Qualidade da Cada da Moeda do Brasil.

Participaram da reunião e visitação, o Presidente da Coogavepe, Gilson Gomes Camboim, Tesoureiro Luiz Roberto Gallo, Representante da Empresa Amazon Fair Gold, Antônio Marinho e o Secretário Executivo Sirney Nascimento de Paula. 

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

Mais Vistas