Redes Sociais
Redes Sociais

Política

José Riva é preso pelo GAECO em Cuiabá

O ex-deputado comandou AL por 20 anos e acumulou vários processos.

Incêndio
Foto: Divulgação

Entre méritos políticos, avanços administrativos e uma enxurrada de processos no Poder Judiciário, a trajetória do ex-deputado José Geraldo Riva (PSD), seis vezes presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, se confunde com o exercício do poder e não possui parâmetros no Estado. A sua prisão na tarde deste sábado (21) era esperada, principalmente por adversários, desde o dia 1 fevereiro, quando perdeu a imunidade parlamentar, enquanto aliados consideram-na perseguição ou abuso de poder, por avaliarem que não existe motivação específica.

Nas últimas duas décadas, ele acumulou poder, fama e aliados com a mesma rapidez que colecionava desafetos e, principalmente, investigações do Ministério Público e processos judiciais. No ano passado, entrou na disputa para o governo de Mato Grosso pelo PSD, mas foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com base na Lei da Ficha Limpa.  

Radicado ha quase quatro décadas  em Mato Grosso, ele é natural de Guaçuí (ES), sendo o segundo filho da prole de seis do casal Dauri Riva (in memorian) e Maria Piovani. Ele é casado com Janete Gomes Riva, com quem  tem três filhos: José Geraldo Riva Junior, Janaína e Jéssica. E possui três netos: Sophia, Ana Maria e José Riva Neto.

A rede de influência construída pelo deputado ao longo dos anos já o torna o político mais habilidoso de Mato Grosso. Quando comandava o Edifício Dante Martins de Oliveira, sede do Poder Legislativo, Riva era unanimidade entre os parlamentares, que o apoiavam em quase tudo.
 
José Geraldo Riva conquistou seu primeiro mandato, pelo voto, em 1983, quando se elegeu prefeito de Juara. Depois, em 1990, se candidatou a deputado e ficou como suplente. Em 1994, enfim, chegou à Assembleia Legislativa e, em fevereiro de 1995, se elegeu para a Primeira Secretaria. A partir de então, nunca mais deixou de se eleger, sucessivamente, para os principais cargos da Mesa Diretora: Presidência e Primeira Secretaria.
 
Na sua última eleição em que pôde disputar, em 2010, conquistou quase 94 mil votos ou 6,8% dos válidos – um recorde que dificilmente será quebrado tão cedo, Mato Grosso.
 
Eterna batalha

Riva possui diversos processos tramitação no Poder Judiciário, em diferentes esferas e instâncias, nas áreas criminal e cível. A maioria por supostos crimes contra a administração pública, peculato, captação ilícita de sufrágio, falsidade na prestação de contas, formação de quadrilhas e outros.
 
Desde o final da década de 1990, ele trava uma eterna batalha com   Ministério Público Estadual, principalmente enfrentando o Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). De acordo com o MP, ele chefiava um esquema de desvio de verba dos cofres do Poder Legislativo.
 
O ex-presidente da Assembleia é réu em mais de uma centena de processos. No ano passado, foi preso e acusou o MP de arbitrariedade. “Tenho convicção de que minha prisão foi arbitrária. Infelizmente, as informações prestadas pelo Ministério Público, fizeram com que o ministro [Dias Tóffolli, do STF] fosse induzido ao erro de que eu não tinha mais mandato”, disse Riva, para a reportagem do Olhar Direto, após ser solto.
 
E anunciou que ficaria fora da vida pública. “Meu projeto de vida é diferente. Fora da política, vou trabalhar menos e ser menos perseguido. Não preciso da Assembleia para viver. Aliás, eu pago para ser deputado”, resumiu ele, antes de encerrar o seu último mandato como presidente do Poder Legislativo. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Terra Nova do Norte

Armazém Sastre de Terra Nova do Norte Anuncia Expansão

Capacidade de recebimento de grãos será aumentada de 1,6 milhão de sacas

Armazém Sastre de Terra Nova do Norte Anuncia Expansão
Foto: Foto: WV Produções

No sábado, 4 de maio, Terra Nova do Norte foi palco de um evento memorável para a comunidade agrícola local. O Armazém Sastre, sob a liderança do dedicado Murilo Sastre, reuniu produtores rurais, autoridades, funcionários e parceiros comerciais em uma celebração marcante. O motivo da festa foi o encerramento da safra de Soja 2023/2024, um período desafiador para os produtores.

O evento, que contou com um almoço especial, foi uma justa homenagem aos incansáveis esforços dos produtores, que, mesmo diante das adversidades da produção agrícola e das incertezas do mercado, conseguiram produzir grãos de excelente qualidade.

O Armazém Sastre, diante do impressionante volume de grãos movimentados durante a última safra, superando em mais de 2 vezes a capacidade inicial do armazém, Murilo Sastre, diretor geral do Armazém Sastre, anunciou uma expansão crucial. Com a construção de um armazém anexo, a capacidade de recebimento de grãos será aumentada em mais de 1 milhão de sacas, a capacidade que hoje é de 500 mil sacas será elevada para o total de 1.600.000 sacas. Um crescimento de mais de 200%.

Murilo enfatizou a importância do armazém, destacando que isso agiliza significativamente todo o processo. Segundo ele, com a proximidade estratégica do armazém e a capacidade operacional adequada, os produtores passam menos tempo aguardando o descarregamento dos caminhões. Isso permite que possam colher com tranquilidade, sabendo que garantimos eficiência, agilidade e capacidade para o recebimento, secagem e carregamento dos grãos.

Miguel Sastre, líder do Grupo Sastre, enfatizou sua sólida compreensão das adversidades enfrentadas pelos agricultores. Ele salientou que o grupo inclui a Agropecuária Sastre, fazenda situada em Terra Nova do Norte, onde também se cultiva grãos. Miguel ressaltou a importância de compartilhar dessa experiência e compreender as demandas dos produtores, garantindo que o Armazém Sastre permaneça sempre ao lado do agricultor

Valmor Marchioro, proprietário da Fazenda Pai e Filho, expressou sua satisfação com a notícia da expansão. Ele destacou a importância de um armazém com capacidade tão significativa de armazenagem próximo às lavouras, agilizando o processo de colheita. Além disso, elogiou o Armazém Sastre como uma empresa séria e confiável, fundamental para o sucesso dos produtores rurais da região.

A expansão do Armazém Sastre não apenas representa um marco na trajetória da empresa, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e agrícola da região do Nortão Matogrossense. Este passo audacioso reforça ainda mais a posição da empresa como um parceiro indispensável para os produtores de grãos locais, promovendo um futuro próspero para a comunidade agrícola do Nortão.

Ver Mais

Mais Vistas