Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Deputado propõe restrição de produto que quase matou Urach

Em sua proposta, o deputado ressalta que o produto é derivado do petróleo e vem sendo usado desde a década de 1940 na produção da indústria de plástico.

Supermercado União
Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) apresentou, no início de fevereiro, um projeto de lei que restringe a venda de polimetilmetacrilato, mais conhecido como Metacril, para uso em cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras. 

O uso indevido do produto foi tema dos principais veículos de comunicação nos últimos meses, após a modelo e apresentadora Andressa Urach ser internada em estado grave durante o tratamento de uma infecção causada por complicações do procedimento estético.

Em sua proposta, o deputado ressalta que o produto é derivado do petróleo e vem sendo usado desde a década de 1940 na produção da indústria de plástico.

Já a partir de 1980, o Metacril começa a ser usado na área médica, em produtos odontológicos e ortopédicos.
"Ainda são comuns casos de problemas graves com pacientes que se submetem a tratamentos com profissionais pouco habilitados, ou mesmo realizados por leigos, não médicos"
Em seguida, segundo o projeto de Bezerra, o produto começou a ser aplicado em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras – especialmente no caso dos pacientes vivendo com HIV/Aids, que desenvolvem lipodistrofia (alteração na distribuição de gordura do organismo).

“Pela proposta, a venda do produto polimetilmetacrilato para uso em cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras fica restrita somente a médicos com especialização em cirurgia plástica e treinamento em bioplastia ou a clínicas que possuam, em seu corpo clínico esses especialistas”, afirmou o parlamentar.

Segundo Bezerra, os efeitos nocivos do produto já vêm sendo discutidos nas instâncias relacionadas à saúde pública. Em 2007, por exemplo, após amplo debate e manifestação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a Anvisa proibiu a manipulação da substância em farmácias.

“Apesar de haver várias outras normas infralegais que tratam do tema, ainda são comuns casos de problemas graves com pacientes que se submetem a tratamentos com profissionais pouco habilitados, ou mesmo realizados por leigos, não médicos. Por isso, acredito que cabe restringir a venda do produto aos profissionais comprovadamente habilitados para seu uso, como forma de se tentar evitar novas tragédias”, disse.

O cirurgião plástico e professor da UFMT, Michel Patrick, que já tratou de pacientes em Cuiabá que usaram o Metacril Casos em Mato Grosso

Segundo o cirurgião plástico e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Michel Patrick, o Metacril é um produto que não é biodegradável, não podendo ser absorvido completamente pelo organismo. 

“Pode somente inflamar, ficando vermelho, pode formar nódulos ou pode ter a necrose da pele, que leve a infecções, com foi o caso da Andressa Urach. Isso porque o produto é puro e resistente e atrapalha a circulação sanguínea, o que predispõe a criação de uma camada de bactérias que ficam em volta desse produto”, afirmou.

O professor afirmou ainda que a modelo usou cerca de 400 ML do Metacril, o que seria 200 vezes a mais do limite permitido. 

“Ela fez algo que é ainda pior. Porque sabemos que se usamos o Metacril e depois outro produto, as chances de reativar o Metacril e essas bactérias que estavam lá formarem uma nova infecção é bem maior. E ela fez justamente isso. Usou o Metacril e depois usou o Hidrogel. Os dois entraram em contato e virou essa bomba ambulante. Por sorte ela sobreviveu, mas essas infecções graves podem levar a óbito”, disse.

O cirurgião cuidou de dois casos parecidos em Cuiabá. Segundo ele, ambos fizeram o procedimento em clínicas clandestinas.

“Fui um dos médicos que tratou essa paciente. Ela fez a injeção do Metracil em outro Estado, com profissionais que não eram médicos, em uma clínica clandestina, e deu necrose nos dois glúteos. No tratamento foi preciso fazer enxertos, "O grande problema é que a pessoa que vende esse tipo de produto sempre diz que é bom, inerte, que não vai ter problema" ficaram cicatrizes e a pele nunca mais será a mesma. O tratamento levou quase um ano e três meses em um hospital aqui de Cuiabá”, afirmou.

“Também tratei um paciente que fez a aplicação no pênis. Ele estava com uma necrose no órgão por ter colocado Metacril. Ele quase perdeu o órgão. Tivemos que reconstruir o pênis dele”, contou.

Para Michel Patrick, o caso da modelo Andressa Urach e o projeto de lei do deputado Carlos Bezerra servem para ampliar a discussão do assunto, fazendo a sociedade conhecer os malefícios de produtos como Metacril e Hidrogel.

“O grande problema é que a pessoa que vende esse tipo de produto sempre diz que é bom, inerte, que não vai ter problema. Aí, quando começa a ter alguma complicação, as pessoas não gostam de falar sobre isso, porque a pessoa não quer ser exposta. Mas a partir do momento que se propõe uma lei, abre margem para discussão. Acho isso importante”, disse.

“No projeto, ele abre o uso do produto para médicos que tenham formação em bioplastia. Acredito que o mais correto seria deixar somente para cirurgiões plásticos e dermatologistas, que são especialistas que trabalham na área estética. Iria deixar a lei mais correta”, completou.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Mais Vistas