Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Prefeito é obrigado a revogar Decreto que aumentava Alvará em Matupá

Vereadores demonstram maturidade política e responsabilidade parlamentar em benefício dos cidadãos.

Assassinada
Foto: Divulgação

Os vereadores Matupaenses demonstraram maturidade política e responsabilidade parlamentar ao apresentar, discutir, deliberar, votar e aprovar durante sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (09) na Sala das Comissões da Câmara Municipal, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 001/2015, que dispõe sobre a revogação do Decreto Municipal Nº 1983 de 06 de janeiro de 2015 de autoria do Prefeito Valter Miotto Ferreira, que alterava a base de cálculo da expedição do Alvará de Localização e Funcionamento a valores considerados abusivos, absurdos e impagáveis diante da crise econômica vivenciada pelo município, estado e o país.

No bojo do Decreto Legislativo são evidenciadas todas as irregularidades e inconstitucionalidades cometidas pela Prefeitura Municipal de Matupá em relação ao lançamento, emissão e cobrança do tributo, comprovando a forma equivocada da administração em promover reajustes tributários sem lei específica. 

O Projeto de Lei Complementar Nº 099/2014 estava em tramitação no Parlamento Municipal enquanto foi cobrado dos contribuintes de forma arbitrária e sem fundamentação legal. O Setor de Tributação entregou os documentos de arrecadação sem respeitar a noventena, os 90 dias de ampla divulgação nos meios de comunicação e órgãos oficiais de imprensa pública. Os percentuais aplicados estavam auferidos em UPFM (Unidade Padrão Fiscal Monetária) e não em moeda corrente (Reais) como preceitua a lei.  O PLC 099/2014 foi arquivado por votação unânime dos vereadores, e por fim, o Poder Legislativo ainda deu um ultimato de 48 horas ao Prefeito Valter Miotto para que apresentasse oficialmente seu posicionamento sobre a revogação do Decreto Municipal Nº 1983/2015. Algo que não ocorreu em tempo regimental estabelecido pela Casa de Leis. 

Diante disso, na sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade o Decreto Legislativo Nº 001/2015 que revogou todas as medidas, normativas e alterações propostas pelo Prefeito de Matupá, que elevava as taxas do Alvará de Licença e do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Impedindo qualquer possibilidade de cobrança indevida e ilegal junto aos contribuintes.  

“Não existe possibilidade de que sejam cobrados os valores exorbitantes propostos pela Prefeitura Municipal. Isso só será possível se o Chefe do Executivo ingressar com medidas judiciais, porém a Câmara esta embasada na Lei Orgânica Municipal e  na Constituição Federal, esta causa não temos como perder em benefício de nossos comerciantes, empresários e empreendedores que já não suportam a carga tributária imposta pelo Governo Federal em ano de recessão absoluta. Esperamos que o Prefeito Valter Miotto reveja esta situação desgastante e corrija essa falha que pode comprometer a funcionalidade dos estabelecimentos comerciais”, enfatizou o 1º Secretário, Celso Martin Costin.

Na noite desta segunda-feira (09/03) durante sessão ordinária, os vereadores e o público presente no Plenário Luiz Mena foram surpreendidos pelo encaminhamento a Mesa Diretora da mensagem do Prefeito Valter Miotto Ferreira decretando a revogação dos Decretos Nº 1978 de 30/12/2014 que altera o valor do Alvará 2015 e o de Nº 1983 de 06/01/2015 que alterava o valor de UPFM para Reais. Com a revogação do decreto, passam a valer os mesmos valores do Alvará Exercício 2014, acrescido o percentual inflacionário daquele período que gira entorno de 6 a 7%.

“Leis existem para serem respeitadas e cumpridas. O prefeito Valtinho está apenas exercendo o seu papel de governar em respeitabilidade e em sintonia com preceitos da Lei orgânica e a Constituição Federal. A cobrança abusiva era ilegal e extremamente injusta. Bastava apenas rever um erro cometido pela sua equipe econômica e reconhecer a ilegalidade do reajuste tributário por Decreto. Ficamos felizes pelo fim desta situação desgastante e prejudicial aos empresários e comerciantes que precisam estar em dia com suas documentações para manter-se de portas abertas”, disse o vereador Bruno Mena. 

O aconselhamento dado pelo Poder Legislativo é de que os contribuintes que já quitaram o Alvará 2015 com os considerados valores abusivos, façam requerimento oficial ao Setor de Tributação solicitando a restituição do valor pago.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Mais Vistas