Representantes da Fábrica de Máquinas e Equipamentos SDLG de Curitiba-PR, Empresas Tecnoeste e Gtrês de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e do Banco Volvo estiveram em Peixoto de Azevedo reunidos com a Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros – Coogavepe.
Na oportunidade foram tratados assuntos inerentes a criação de mecanismos e ferramentas legais que viabilizem linhas de crédito específicas para aquisição de máquinas para o setor de mineração.
“O interesse das empresas e da financeira é garantir aos garimpeiros a mecanização no processo de extração de ouro através da disponibilização de Caminhões, Pá Carregadeiras e Escavadeiras, oportunizando planos inteligentes e flexíveis de financiamentos, via Finame e as exclusivas modalidades de CDC”, enfatizou o Vice-Presidente da Coogavepe, Jorge Oliveira.
A Coogavepe por meio do setor administrativo irá auxiliar no fornecimento de dados documentais, informações sobre o processo de legalização das áreas e na habilitação dos cooperados interessados diante das exigências para a aprovação do crédito. A expectativa é de que sejam implementadas as normativas da linha de financiamento mineral a curto e médio prazo.
“A mecanização da atividade garimpeira já está provocando um extraordinário crescimento na produção de ouro no Vale do Rio Peixoto. Ao mesmo tempo em que as máquinas impulsionam a produção, percebe-se o grande aumento na cotação do ouro, induzindo com isso novos investimentos e incentivos públicos e privados nas atividades de exploração. A Coogavepe cumpre o seu papel de interlocução junto aos órgãos governamentais, não governamentais, autarquias, empresas e demais segmentos no sentido de aprimorar o processo de garimpagem com minimização dos passivos ambientais, organização e legalidade”, declarou a Secretária Executiva, Kaoma Marques.
A SDLG e Volvo oferece uma gama de produtos extremamente diversificada: Carregadeiras, Escavadeiras, Compactadores, Motoniveladoras e Retroescavadeiras.
“Estamos em Peixoto de Azevedo e região por acreditar no potencial mineral e consequentemente nos garimpeiros que trabalham respeitando a legislação ambiental. Após este estudo preliminar apresentaremos uma proposta salutar, segura e confiável para que o empreendedor mineral tenha acesso as linhas de crédito e possa fomentar essa cadeia produtiva organizada por meio do cooperativismo no Vale do Rio Peixoto. Com isso ampliaremos o número de máquinas e tecnologia no extrativismo de ouro”, comentou Marcelo Meyer – Diretor Comercial da Empresa Tecnoeste Volvo.
Também estiveram presentes o representante da Fábrica SDLG, Marcelo Bianchi, de Curitiba/PR, Gerente de Vendas da Gtrês Máquinas de Cuiabá/MT, Nilton Cesar Fornari e o Técnico Financeiro do Banco Volvo, Júlio César.