Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

COOGAVEPE convoca ANORO, DTVM e FECOGAT para debater Comercialização Legal do Ouro

Unificação dos procedimentos irão desburocratizar e dar mais formalidade ao processo de transporte e comercialização do ouro extraído no Vale do Rio Peixoto.

ANORO
Foto: Divulgação

Foi realizada reunião institucional envolvendo a Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, Associação Nacional do Ouro – ANORO, Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Tapajós-PA e os empresários que representam as Bandeiras: OURO MINAS, PARMETAL, COLUNA, REAL BRASIL e D’GOLD - Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários credenciadas e habilitadas pelo Banco Central e que atuam no mercado regional.

O objetivo do encontro foi o fortalecimento da cadeia produtiva mineral por intermédio da unificação e uniformização de documentos, regras, processos e normas para a compra de ouro.

Também esteve em pauta a otimização das ferramentas legais para o transporte e compra de ouro no Vale do Peixoto, mobilização para inserção do trabalhador garimpeiro no sistema previdenciário nacional e no incremento da receita dos municípios por meio da obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal, bem como, o avanço no contexto de arrecadação do Imposto sobre Operação Financeira (IOF-Ouro) e CFEM que retornam aos cofres das Prefeituras Municipais da área de abrangência da COOGAVEPE.

O Presidente da Cooperativa de Garimpeiros, Gilson Gomes Camboim, lembrou que no ano de 2017 a instituição implantou o sistema integra da COOGAVEPE diretamente nas Compras de Ouro, o que possibilitou a unificação de tarefas em conjunto para que o objetivo final alcance seus devidos resultados, dando assim visibilidade ao potencial econômico da cadeia produtiva de mineração.

“Essa ferramenta tecnológica idealizada pela COOGAVEPE por ser estendida para todo território nacional e precisamos do apoio da ANORO e DTVMs. Desta forma estamos construindo políticas públicas para o setor mineral e promovendo formalizando do procedimento de comercialização do minério, dentro do que preceitua a legislação, em especial na contextualização da atuação das cooperativas do ramo”, enfatizou Camboim.

O Presidente da ANORO, Dirceu Frederico Sobrinho, disse que a COOGAVEPE é uma referencia nacional em cooperativismo mineral, e no que depender da Associação Nacional do Ouro, as propostas, planos e programas proativos para o desenvolvimento sustentável da mineração, implementação de projetos e ações socioambientais terão respaldo absoluto, e colocou a instituição a disposição para formalização de cooperação técnica de consultoria administrativa, jurídica, tecnológica e demais parcerias que otimizem e fortaleçam o empreendedorismo mineral em Mato Grosso e no Brasil.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Justiça

Matupá conta com novo Juiz no Fórum da Comarca

O Juiz Substituto é o Dr. Anderson Clayton Dias Batista

Matupá conta com novo Juiz no Fórum da Comarca
Foto: Prefeito Bruno Mesa entrega bandeira e menção
Foi realizado nesta segunda-feira (09) na Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Matupá, o cerimônia de posse de entrância inicial do novo Juiz Substituto Dr. Anderson Clayton Dias Batista.
 
Compuseram o dispositivo de honra o Prefeito Municipal Bruno Santos Mena, Presidente da Câmara Marcos Icassati Porte, Promotora de Justiça Dra. Rebeca Santana Rego e a Presidente da 14ª Subseção da OAB Dra. Fabiane Melo.
 
Também estiveram presentes os representantes da Maçonaria, Seccional da OAB/MT, Rotary Clube, CONSEG, Polícias Militar, Civil e Prisionais, Conselho Tutelar, Vereadores, Secretários Municipais, Servidores do Judiciário, Imprensa Regional, entre outros.
 
A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro, Leitura da Biografia do Dr. Anderson Clayton Dias Batista e Assinatura do Termo de Entrada em Exercício na Magistratura.
 
As autoridades presentes discursaram e lembraram da grande problemática vivenciada ao longo de praticamente dois anos e cinco meses por conta da ausência de um Juiz na Comarca de Matupá-MT, fator agravado pelo advindo da pandemia da Covid-19. Eles também colocaram-se a disposição para que em conjunto promovam a fomentação da cidadania através de práticas voltadas à proteção de direitos fundamentais e acesso à justiça.
 
O Prefeito Bruno Mena fez a entrega do Bandeira Municipal e uma Placa com Menção de Boas Vindas ao Juiz Substituto Dr. Anderson Clayton Dias Batista.
 
“Foi a forma que o Poder Executivo, representando a municipalidade deixasse evidente nosso senso de responsabilidade política, administrativa e institucional e ao mesmo tempo oportunidade para desejarmos que o magistrado desempenhe essa tão nobre missão profissional com o máximo de esmero e dedicação, pois é um papel relevante para o aperfeiçoamento e crescimento do Poder Judiciário, cujas conquistas institucionais refletirão no reconhecimento pela sociedade como sendo instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social”, disse o Prefeito Matupaense, Bruno Mena.
 
No uso da palavra o novo Juiz Substituto da Comarca de Matupá, Dr. Anderson Clayton Dias Batista, expressou o respeito por todas as instituições e que conta com a participação efetiva e direta dos servidores do judiciário e da sociedade organizada para alcançar as metas jurisdicionais, imbuído de ética, responsabilidade, sabedoria, consciência e vontade de alcançar e efetivar o verdadeiro espírito das leis.
 
“Agradeço a receptividade e reafirmo o meu compromisso e missão de exercer papel ativo e inovador da ordem jurídica e social. Conclamo as instituições a uma junção de esforços institucionais para que tenhamos celeridade e êxito na efetivação dos direitos sociais, procurando dar-lhes melhor densidade e concretude. Já me sinto um cidadão Matupaense”, disse o Juiz Substituto Dr. Anderson Clayton Dias Batista.
Continue Lendo

Política

Ex-Prefeito de Matupá Valtinho Miotto prestigia os 36 anos de Nova Canaã

Município comemorou 36 anos com show nacional, tradicional costelão e eventos religiosos

Ex-Prefeito de Matupá Valtinho Miotto prestigia os 36 anos de Nova Canaã
Foto: Festa do Costelão
A convite do Prefeito Rubão e da Câmara de Vereadores o Ex-Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto, esteve participando dos festejos dos 36 anos de emancipação político-administrativa do município de Nova Canaã do Norte. Uma belíssima comemoração organizada com noite de louvor e adoração, show nacional de César Menotti & Fabiano, 22º Costelão e baile popular com banda.
 
“Agradeço a receptividade dos pioneiros, empresários, agropecuaristas, servidores públicos, lideranças comunitárias, ex-prefeitos, vereadores e grandes amigos que me acolheram nesta terra maravilhosa quando ali cheguei na década de 80 e estão até hoje naquela pujante cidade que respira desenvolvimento econômico e social”, disse Miotto.
 
Valtinho enfatizou que foi uma oportunidade de rever pessoas guerreiras e batalhadoras que cooperam diretamente com o crescimento do município e que são exemplos de dedicação e motivação a continuar fazendo um trabalho político sério e de resultado, direcionado a melhoria da qualidade de vida da população do norte de Mato Grosso.
 
“Recebi muitas sugestões, ideias, pleitos e apoio espontâneo nesta pré-candidatura a Deputado Estadual, justamente pelos 20 anos de vida pública e quatro mandatos como Prefeito de Matupá, cuja administração foi apontada em diversas ocasiões como sendo uma referência de planejamento, gestão, transparência, desempenho e capacidade governamental”, mencionou o ex-prefeito de Matupá.
 
Em entrevista concedida a TV Record e Site NotíciaVIP, ele reafirmou o compromisso com a diminuição das desigualdades regionais de Mato Grosso e o fortalecimento do potencial econômico de acordo com cada região, apoiando e promovendo a organização e o desenvolvimento de iniciativas de interesses coletivos para que as demandas e anseios em comum estejam efetivamente contempladas no Plano de Desenvolvimento Regional do estado e acima de tudo com estímulo a uma maior integração entre o poder público, o setor privado e a sociedade.
 
“Parabenizo a cidade de Nova Canaã do Norte pelos seus 36 anos e agradeço a acolhida nesta sexta-feira festiva com mais de 4.000 kg de carne e 250 costelões servidos gratuitamente à população e visitantes, oportunidade em que reencontrei colegas prefeitos e pude interagir com essa gente hospitaleira e batalhadora”, declarou Valtinho Miotto.
Continue Lendo

Mais lidas da semana