Redes Sociais
Redes Sociais

Justiça

Poder Judiciário começa a reabrir prédios a partir de 15 de junho em MT

A retomada dos serviços na forma presencial será realizada de forma gradual, com critérios de segurança para acesso e atendimento ao público externo.

Poder Judiciário começa a reabrir prédios a partir de 15 de junho em MT
Foto: Tribunal de Juri - Matupá

O Poder Judiciário de Mato Grosso regulamentou, por meio de portaria, a reabertura dos prédios do Tribunal de Justiça e das comarcas a partir do dia 15 de junho. A retomada dos serviços na forma presencial será realizada de forma gradual, com critérios de segurança para acesso e atendimento ao público externo.

A portaria considera usuários internos os magistrados, servidores, estagiários, terceirizados, credenciados e colaboradores do Poder Judiciário e usuários externos os advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública federal e estadual, e procuradores da União e autarquias, do estado e dos municípios e cidadãos em geral.

A partir do dia 15 de junho, haverá o retorno exclusivo dos usuários internos, cujo expediente será das 13h às 19h, com manutenção da suspensão dos prazos processuais dos processos físicos, conforme regime especial estabelecido na Resolução n. 314/2020 do Conselho Nacional de Justiça.

A partir do dia 29 de junho, será possível o retorno da presença física dos usuários externos, exceto os cidadãos em geral, no horário das 14h às 18h. Conforme a portaria, também a partir de 29 de junho fica autorizado o funcionamento, nos prédios do Poder Judiciário, das dependências cedidas ao Ministério Público, à Defensoria Pública ou à Ordem dos Advogados do Brasil, sendo, contudo, vedado o atendimento presencial ao público externo.

Somente a partir do dia 20 de julho será possível o retorno da presença física do público externo em geral, que efetivamente possua a necessidade de atendimento presencial.

Prazos

Os prazos processuais dos processos físicos iniciados anteriormente à data de 20 de março de 2020 serão retomados a partir de 6 de julho.

Os atos processuais como audiências, sessões de julgamento do Tribunal do Júri, dos órgãos julgadores do Tribunal de Justiça e da Turma Recursal serão realizados, exclusivamente, por meio de recurso tecnológico de videoconferência ou plenário virtual.

Somente em caso de impossibilidade para a realização de atos processuais por meio dos recursos tecnológicos disponíveis, e desde que devidamente fundamentados pelo magistrado, poderão ser realizados na forma presencial, a partir do dia 13 de julho, os seguintes atos: audiências e sessões plenárias do júri que envolvam réu preso; audiências de custódia, se não houver restrição informada pelos órgãos de segurança pública; audiências relativas a processos que envolvam adolescentes internados em conflito com a lei; crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e familiar; e outras situações reconhecidas pelo magistrado, para fins de evitar perecimento de direito.

Teletrabalho

A atividade na forma presencial dos servidores, estagiários e colaboradores em 15 de junho deverá observar o percentual máximo de 40% do quadro da respectiva unidade judiciária ou administrativa, devendo o quantitativo remanescente funcionar em regime obrigatório de teletrabalho.

Protocolos

Para adentrar aos prédios do Poder Judiciário Estadual, os usuários internos e externos serão obrigatoriamente submetidos a protocolos sanitários, com o objetivo de resguardo da saúde e prevenção à Covid-19.

Será obrigatório aos usuários internos e externos a submissão a teste de temperatura corporal como condição de ingresso e permanência nos prédios do Judiciário, restando vedado o ingresso de pessoas sem máscaras faciais, que apresentem alteração de temperatura corporal (temperatura igual ou superior a 37,8ºC), que se recusem a se submeter a aferição de temperatura corporal ou apresentem sintomas visíveis de doença respiratória.

Durante a permanência dos usuários internos e externos nas dependências dos prédios, deverão ser mantidos o distanciamento mínimo necessário entre as pessoas e normas de higienização.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Secretário de Agricultura alinha apoio da Câmara Municipal

Presidente da Câmara Thawê Dorta discute prioridades da pasta e garante apoio institucional do Poder Legislativo Peixotense

Secretário de Agricultura alinha apoio da Câmara Municipal
Foto: Reunião de Trabalho na Câmara

O Secretário de Agricultura, Clóvis Mânica, se reuniu com o Presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta, para fortalecer os vínculos institucionais de apoio às políticas públicas de incentivo aos agricultores familiares.

As tratativas incluíram:

- Ampliação da frota de maquinários para serviços porteira a dentro
- Parcerias para assistência técnica em campo
- Diversificação de culturas nas propriedades rurais
- Otimização das ações de regularização fundiária
- Linhas de crédito
- Qualificação profissional rural
- Logística de apoio à industrialização, transporte e comercialização de produtos

O Presidente Thawê Dorta reafirmou seu apoio às iniciativas que gerem emprego, renda e sustentabilidade para os agricultores familiares, destacando a importância do desenvolvimento rural para a economia local.

“Estamos prontos para fazer gestão com as esferas de governo, parlamentares estaduais e federais e para aprovar projetos que garantam condições de trabalho a Secretaria de Agricultura e principalmente fomentem todas as cadeias produtivas”, disse Thawê Dorta.

Ver Mais

Matupá

Madeira Zero: Estrada E-60 conta com todas as pontes de concreto

Prefeitura de Matupá constrói 02 Galerias de Aduelas de concreto e elimina todas as pontes de madeira na estrada vicinal

Madeira Zero: Estrada E-60 conta com todas as pontes de concreto
Foto: Galerias sendo construídas na E-60

A Prefeitura Municipal de Matupá deu início a mais uma importante obra de infraestrutura rural na Estrada E-60. Está em fase de construção a segunda galeria de aduelas de concreto com 5 metros de largura por 12 metros de extensão, que substituirá de forma definitiva todas as antigas pontes e pontilhões de madeira existentes nesta região estratégica.

A localidade concentra forte produção de grãos, pecuária de corte e de leite, empreendimentos da base florestal, atividades de agricultura familiar e ainda interliga diversos projetos de assentamentos rurais.

A nova estrutura atenderá diretamente às demandas de escoamento dessa produção, trazendo mais segurança e eficiência à trafegabilidade da via.

A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Matupá e representa um marco na modernização da malha viária.

Com a galeria de concreto, será possível melhorar a fluidez do trânsito pesado, encurtar distâncias, baratear custos do frete e agilizar o ingresso da produção nos armazéns, frigoríficos, feiras, supermercados e indústrias madeireiras do município.

Segundo o Secretário de Obras, Lacerda, serão executados além da implantação das galerias os serviços complementares de aterramento e cascalhamento deste trecho, o investimento reafirma responsabilidade das políticas públicas com o desenvolvimento do setor produtivo e com a qualidade de vida das famílias que dependem diretamente dessa estrada para trabalhar, produzir e se locomover.

Ver Mais

Policial

22º BPM registra homicídios no Bairro Centro Antigo

Um homem e uma mulher foram mortos a tiros na Rua Frederico Campos no município de Peixoto de Azevedo

22º BPM registra homicídios no Bairro Centro Antigo
Foto: Divulgação

O 22º Batalhão de Polícia Militar de Peixoto de Azevedo registrou na noite desta quarta-feira (03) por volta das 22:30 horas, homicídio na Rua Frederico Campos no Bairro Centro Antigo.

Segundo consta no boletim de ocorrência a equipe policial plantonista foi acionada via serviço 190 e ao chegar no local constatou que um homem havia sido alvejado, inclusive continha sinais vitais e no interior do imóvel (bar) uma mulher que também fora atingida por disparos de arma de fogo calibre .380, esta já estava em óbito e caída ao solo.

A mulher de 20 anos é tinha passagens pelo sistema da polícia, enquanto a vítima do sexo masculino de 28 anos foi socorrido e levado a UPA 24 Horas, não resistindo aos ferimentos ocasionados por cerca de oito disparos.

Populares informaram que os autores estavam em um Celta branco, de onde um passageiro desembarcou para cometer os crimes. O local foi isolado até a chegada da Polícia Civil e da Politec para as providências e investigações cabíveis.

Vítimas

Ver Mais

Mais Vistas